Quais plantas correm risco em caso de chuva forte?

Quais plantas correm risco em caso de chuva forte?

Você sabia que desde 1999, o mês de setembro é o mês mais chuvoso na França, seguido pelos meses de outono como outubro e também novembro. E embora geralmente sejam as regiões norte e oeste as mais afetadas, é sempre útil saber quais as plantas que estão em risco em caso de chuvas fortes e como protegê-las!

Quais plantas estão em risco em caso de chuvas fortes na França?

Nos últimos anos, tem-se falado muito sobre a seca, mas os períodos de precipitação forte e repentina também estão a tornar-se um fenómeno bastante frequente em todo o mundo, incluindo em França. E quando o solo dos nossos jardins está ressecado, é ainda mais difícil lidar com as enormes quantidades de água que se podem acumular num instante.

Mas o que isso significa para as nossas plantas no jardim? Na verdade, eles têm um nível diferente de tolerância quando se trata de excesso de água. Alguns deles até preferem grandes quantidades de água ou água estagnada e estão adaptados para sobreviver ali. Outras, por outro lado, incluindo muitas das espécies comuns que plantamos nos nossos jardins, como roseiras, podem ser facilmente danificadas por chuvas fortes. Como resultado, quando isso acontece, essas plantas desenvolvem doenças como a podridão das raízes e tornam-se suscetíveis a doenças fúngicas e bacterianas. Mas quais plantas correm risco em caso de chuva forte? Aqui está a lista que você absolutamente precisa saber para tomar as medidas necessárias em caso de perigo:

  • Plantas na horta
plantas em risco em caso de chuva forte na horta

Infelizmente, a maioria das variedades de canteiros de jardim são extremamente sensíveis ao excesso de água. Como o solo tem dificuldade de absorver a grande quantidade de água que cai, suas propriedades drenantes diminuem e as plantas podem sofrer apodrecimento das raízes ou até mesmo afogar-se. Tomates, repolho, batatas, framboesas e morangos podem apodrecer facilmente se não forem protegidos.

  • Plantas com raízes suscetíveis
lavanda suscetível à umidade

Mesmo fora da horta, existem muitas outras plantas que podem ser danificadas por fortes chuvas. Lavanda, epiário de Bizâncio ou mesmo Artemísia não toleram solo encharcado. A maioria das árvores e arbustos perenes também são muito vulneráveis ​​ao excesso de água.

delicadas plantas com flores para proteger da chuva forte

As plantas com flores são muito bonitas, mas algumas delas, como as roseiras ou mesmo os gerânios e as petúnias, também são consideradas plantas de risco em caso de chuvas fortes. Suas flores delicadas podem ser danificadas por fortes gotas de chuva, enquanto seus caules ficam pesados ​​e podem até quebrar.

plantas suscetíveis à umidade cactos

Embora sejam frequentemente espécies muito robustas e resistentes, as suculentas e suculentas não toleram o excesso de água. Nessas condições, eles podem apodrecer facilmente.

  • Certas árvores e plantas altas
como proteger as árvores da chuva

As árvores que podem ser danificadas por fortes precipitações são principalmente árvores frutíferas jovens que ainda não estão bem estabelecidas. Além disso, seus galhos finos e delicados podem quebrar facilmente com o peso da água. Plantas altas, como gramíneas ou girassóis, também podem ser danificadas pela água e pelos ventos fortes quando não têm o suporte necessário.

  • Plantas em vasos e jardineiras
como proteger vasos de plantas da chuva

Se você já tem plantas em vasos e floreiras ao ar livre, é útil saber que elas são extremamente suscetíveis a sofrer com excesso de água e água estagnada no vaso, pois é difícil de escoar. Como resultado, suas folhas podem começar a amarelar e a planta pode se afogar.

Como proteger seu jardim da precipitação?

como proteger o jardim da chuva forte

Na verdade, há muitas coisas que você pode fazer para proteger as plantas em risco durante chuvas fortes. Entre as mais importantes está a melhoria da drenagem com a incorporação de matéria orgânica, como o composto, que torna o solo mais poroso. O uso de cobertura morta é outra boa prática que pode ser muito útil em casos de seca, mas também em casos de excesso de água, pois ajuda a acelerar a drenagem e a manter a água longe das raízes das plantas. Canteiros elevados também podem ajudar a prevenir o solo encharcado e manter as plantas acima do nível natural do solo.

Criar suporte, como instalar estacas para plantas altas ou usar cúpulas de vidro para plantas delicadas, é outra estratégia que você pode empregar para evitar danos causados ​​por chuvas fortes. Existem redes de chuva que podem ser utilizadas em espaços maiores.

As fortes precipitações estão a tornar-se cada vez mais frequentes após períodos de seca em todo o mundo e também em França. Estes podem causar muitos danos nos nossos jardins e até matar as plantas mais suscetíveis. No entanto, existem muitos métodos que você pode usar para evitar isso. Quer saber mais? Não se esqueça de seguir nossa página no Facebook com muitos conselhos!

Gabriel

Gabriel, formado, apaixonado por plantas e redator do blog. No tempo livre, vive intensamente ao lado de amigos, explorando a natureza e desfrutando dos pequenos prazeres da vida.

About Author

Gabriel

Gabriel, formado, apaixonado por plantas e redator do blog. No tempo livre, vive intensamente ao lado de amigos, explorando a natureza e desfrutando dos pequenos prazeres da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *